Clínicas

Medicina Dentária

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata das patologias que afectam os dentes, a gengiva e a mucosa oral. Esta área é também responsável pela reabilitação estética e funcional da cavidade oral com o objectivo de proporcionar ao paciente melhor qualidade de vida em todas as fases da sua vida, não só a comer mas também a falar e a sorrir.

Não há nada que diga mais sobre uma pessoa do que o seu sorriso logo deve cuidar dele da melhor forma possível não só por questões estéticas mas também por questões de saúde já que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.

A Medicina Dentária abrange diversas áreas de intervenção, tais como:
Dentisteria Operatória
Cirurgia Oral
Endodontia
- Periodontologia
Reabilitação Oral
- Implantologia
- Ortodontia
- Estética Dentária
- Oclusão

Horário de Funcionamento
Segunda-Feira 09h00-12h30 14h00-21h00
Terça-Feira 09h00-12h30 14h00-19h30
Quarta-Feira 09h00-12h30 14h00-21h00
Quinta-Feira 09h00-12h30 14h00-19h30
Sexta-Feira 09h00-12h30 14h00-21h00
Sábado 08h30-17h00


Ginecologia / Obstetrícia

A Ginecologia é considerada a ‘ciência da mulher’, trata-se de uma especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho genital feminino.

O principal objectivo do exame ginecológico é a avaliação dos órgãos pélvicos internos e externos femininos tais como o útero, os ovários, as trompas de falópio, colo do útero, a vagina e os grandes e pequenos lábios. As doenças que afectam as mamas são também alvo de exame por parte do médico Ginecologista. Deste modo, podem ser detectadas infecções nos rins, bexiga, do sistema urinário ou outras patologias que podem afectar a saúde global da mulher, bem como tornar viáveis possíveis gravidezes.

Por seu lado, a Obstetrícia dedica-se ao estudo da reprodução na mulher, acompanha a gestação, o parto e o pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O Obstetra cuida da saúde da gestante e do desenvolvimento do feto prestando auxilio à mulher com o objectivo de alcançar um parto bem sucedido.

Horário de Funcionamento
Quarta-Feira 18h00-21h00


Pediatria

A Pediatria é a especialidade médica que se dedica ao estudo, tratamento e acompanhamento do ser humano desde o nascimento até à adolescência.

A actuação do Pediatra visa prevenir doenças através da realização de consultas de rotina, acompanhamento do crescimento, peso e medição da criança, prescrição de exames de rotina, para além de ser responsável por tratar diversas patologias que afectam a criança e o adolescente valendo-se da sua capacidade profissional, habilidades técnicas e conhecimento cientifico sempre com o objectivo de manter e/ou recuperar a saúde do paciente.

Para além de tratar da saúde infantil, o Pediatra pode também orientar as mães sobre questões relacionadas com a alimentação, vacinação, prevenção de acidentes entre outros, de forma a permitir que as crianças e adolescentes cresçam e se desenvolvam de uma forma saudável. Este profissional de saúde tem também a responsabilidade de auxiliar os pais na formação da criança pois é nesta fase que o ser humano se constituí, quer física, biológica e mentalmente.

Horário de Funcionamento
Terça-Feira 14h00-18h30


Podologia

A Podologia é a ciência que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no organismo, tornando-se assim uma área de muita importância já que o pé é o suporte do corpo. A palavra Podologia deriva do grego Podos=pés com o sufixo Logos= tratado, estudo, conhecimento sendo assim pode definir-se de forma sucinta como o estudo e tratamento dos pés, não apenas do ponto de vista estético mas também do ponto de vista patológico e funcional.

Para além de todos os processos patológicos, a Podologia foca-se também na anatomia dos pés pelo que desenvolve o conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés com o objectivo de compreender a marcha e os problemas que a dificultam de forma a aplicar o tratamento devido.
Tal como em todas as áreas da saúde o objectivo principal é a prevenção das doenças através de uma correcta informação do paciente, tendo especial atenção aos chamados grupos de risco, tal como diabéticos, insuficientes metabólicos e venosos, entre outros.

O Podologista trata várias patologias, tais como:
- Tendinite
- Gretas
- Pé cansado
- Úlceras
- Dedos em garra
- Durezas
- Pé diabético
- Pé infantil
- Pé cavo
- Pé plano
- Unhas micóticas
- Verruga
- Transpiração
- Joanetes
- Micoses nos pés
- Calos
- Unhas encravadas

Horário de Funcionamento
Segunda-feira Durante a tarde
Sábado Por marcação


Psicologia

A palavra Psicologia deriva dos termos gregos psico (alma, mente) e logos (estudo, conhecimento) e visa estudar o funcionamento da mente e comportamento humano, bem como as suas interacções com o ambiente físico e social. A Psicologia enquanto ciência tenta descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados que possam ser motivadores de determinado comportamento.

Um dos principais objectivos do psicólogo é entender e explicar o pensamento e o comportamento dos pacientes que possuem algum tipo de conflito ou distúrbio psicológico, ajudando-os a superar os problemas emocionais de forma a atingir uma boa saúde mental o que, por sua vez, implica melhor qualidade de vida. Por norma uma resolução eficaz dos problemas psicológicos é sinonimo de melhores relacionamentos quer no trabalho, quer em família, em sociedade e acima de tudo consigo mesmo. Em suma, o psicólgo está habilitado para fazer o diagnóstico, avaliação, planeamento do tratamento e da conduta e aplicar as melhores soluções terapêuticas de forma a reduzir o sofrimento e os problemas comportamentais e psicológicos promovendo assim uma boa saúde mental e do comportamento racional dos indivíduos em sociedade.

Horário de Funcionamento
Por marcação


Nutrição

O Nutricionismo tem por definição o estudo da nutrição e das necessidades alimentares bem como as suas causas e consequências, centrando-se assim na relação entre os alimentos ingeridos e a doença ou o bem-estar do paciente. Ao longo da nossa vida as necessidades nutricionais modificam-se de acordo com a nossa idade, estilo de vida e metabolismo logo os alimentos que ingerimos têm um grande impacto na nossa saúde e bem-estar, nesse aspecto o Nutricionista pode ser uma ajuda preciosa na educação e informação alimentar.

Ao adicionar à rotina diária boas práticas de exercício físico aliadas à adequação dos hábitos alimentares às características de cada individuo estamos a reduzir o risco do paciente desenvolver doenças relacionadas com a alimentação, tais como cancros e doenças cardíacas.

O Nutricionista pode essencialmente fornecer orientação para atingir e manter um peso adequado mas actua também noutros campo não menos importantes como os transtornos alimentares que são bastante comuns na sociedade actual e que podem trazer consequências graves a nível físico, psicológico e emocional.


Resumindo, os Nutricionistas estão habilitados para:
- Avaliar o estado nutricional a nível individual através da anamnese alimentar;
- Estabelecer dietas para paciente saudáveis ou doentes, elaborando o diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares;
- Prescrever, planear, analisar e avaliar planos alimentares terapêuticos, colaborando no tratamento da obesidade, dislipidemia, diabetes e infecções de todo o sistema digestivo;
- Realizar a prescrição nutricional com base nos diagnóstico e estado de saúde adequando ao estado nutricional do paciente.

Horário de Funcionamento
Quinta-feira Quinzenalmente durante a tarde